No último texto da série sobre Marketing na Era Digital falamos sobre os 4Ps do Marketing e como o case da Havaianas representa bem esse processo.

Agora vamos falar um pouco sobre os passos relevantes da definição de uma estratégia de marketing, nesse primeiro momento que estamos estudando a evolução, estamos falando de uma certa forma de um Marketing mais tradicional.

Passos relevantes do Marketing

Geralmente se parte de uma pesquisa de mercado, identificar oportunidades, concorrentes, observar hábitos de consumo… Hoje com as redes sociais e meios digitais, temos em mãos a possibilidade de dispor de muitos elementos para ser mais assertivo.

Logo em seguida, temos a segmentação de mercado e a identificação do público.

Com isso em mãos, pensa-se na formulação da estratégia para a produção do Mix de Markerting e plano de ação.

E por último a execução e avaliação dos resultados. O que acontece é que muitas vezes as pessoas chegam para fazer a parte final (a publicidade), sem ter a sustentação do produto ou serviço que está no mercado. Por isso, essas fases anteriores são importantes

E o tempo inteiro estar olhando os resultados e melhorando sempre.

Dinâmica do Marketing

O que vemos nessa imagem, temos o “alvo”. Vale ressaltar que essa palavra está deixando de ser utilizada, já que alvo era baseado em um processo e relacionamento muito direcional, mas atualmente não é mais assim. Mas até o próprio Kotler tem deixado essa palavra “alvo” de lado.

Então, uma mês definido e identificado o público, concorrentes temos que levar em conta o ambiente e todos envolvidos (intermediários, fornecedores…) para a definição de um mix de marketing.

Muitas vezes a sociedade pode não ser meu cliente direto, mas ajuda na formação de opinião. Por isso devemos trabalhar o tempo inteiro com esse ciclo de sistema informações de marketing, planejamento, organização, implementação e sistema de controle de marketing.

A importância do planejamento

É preciso:

  • Pensar e analisar muito
  • Correr – e muito – atrás da informação
  • Percorrer longos caminhos
  • Entender as pessoas
  • Entender o contexto e o mercado
  • Definir claramente a estratégia e os objetivos
  • Ter clareza do posicionamento e da marca

Marketing, como qualquer outro processo, precisa de um planejamento cuidadoso.

Você precisa saber claramente onde quer chegar, se não, qualquer caminho serve.

Planejamento é fundamental para um melhorar a assertividade dos resultados.

Evolução do Marketing

A evolução do marketing está ligada a evolução do mercado e do consumidor.

A evolução do marketing está sempre associada a características do mercado.

Por exemplo, no pós-guerra, havia muito sobre o “marketing de guerra”. O ciclo de vida do produto era muito bem desenhado, sem muito dinamismo do mercado.

Na década de 60 já há uma ampliação do conceito de marketing e o trabalho relacionado aos 4Ps.

Na década de 70 surge o marketing social, que até hoje é bem utilizado. Inicia-se um olhar mais estratégico.

Década de 80 começa o marketing mais direto, aparecem os primeiros CRMs, malas diretas, marketing global e também marketing interno. Como eu posiciono a minha marca e meu produto para o público interno. Uma vez que essa imagem do público interno influencia o público externo.

Na década de 90 começa a surgir o marketing um-para-um, o surgimento do e-commerce e ética do marketing. (o marketing manipula?)

E na década de 2000 começa a utilização de extensas planilhas, mídias sociais, pesquisas de mercado que envolvem o cliente desde a concepção do produto. A lógica de que o cliente começa a ser empoderado, já que o marketing precisa criar valor para o cliente.

Em linha gerais temos a seguinte situação:

DePara
Desenvolvimento independente de produtosEnvolvimento de outras áreas e clientes
Margem arbitrária sobre os custos (mark up)Valor agregado para o cliente (percebido ou fornecido)
Propaganda e vendasConjunto mais amplo de canais e plataformas
Um canal de distribuiçãoDiversificação de canais
Gestão isoladaIntegração e parceria com fornecedores e distribuidores

Dessa forma, temos a definição de Kotler na evolução do marketing.

Foco no Produto -> Foco no Consumidor -> Foco no ser Humano

O Markerting 3.0 trata muito mais dos valores entendendo as suas pessoas como um todo. Não quer dizer que um substitua o outro, mas trazem novos elementos para que possa ser entendido a mudança do mercado e do consumidor.

Marketing 3.0 (definido por Kotler em 2010)

As três principais mudanças que levaram ao Marketing 3.0: A tecnologia; A mudança na economia que traz a globalização; e a mudança que aconteceu no mercado.

A sociedade como um todo tem buscado uma Humanização do relacionamento como um todo.

No próximo texto iremos entender um pouco mais a fundo essa separação entre Marketing 1.0, 2.0 e 3.0.

Observações: Esse texto foi escrito com base em anotações na aula sobre Entendendo o Marketing: introdução e conceitos relevantes da Professora Madelon Piana, do curso de Marketing Digital – Estratégias e Negócios da PUC Minas.

Fernando Carvalho

Fernando Carvalho

Graduado pela Universidade de Brasília - UnB, pós-graduado em Administração de Empresas, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e atualmente cursa Especialiazação em Marketing Digital: Estratégias e Negócios, na PUC Minas. Fernando tem bastante experiência na Gestão de Projetos Digitais. Mora em Brasília e atua como COO (Diretor de Operações) da EduQC, startup brasileira de Educação e Inteligência Artificial.

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