O Diretor de Marketing do América Futebol Clube, Erley Lemos (LinkedIn), deu uma entrevista para o canal Brand Bola TV sobre o desafio de gestão e marketing que o clube enfrenta na busca de espaço com outros dois clubes gigantes de Minas Gerais, o Atlético e o Cruzeiro.

Erley Lemos e o Marketing Esportivo

Trabalhou na Federação Mineira de Futebol, na Vivo e atualmente é diretor de Marketing e Mercado do América Futebol Clube.

Na Vivo trabalhou no patrocínio do esporte, como ele fala, “do outro lado do balcão” e hoje capta patrocinadores para o América.

Para Erley, uma das maiores dificuldades de se atuar no Marketing Esportivo é que muitas empresas sequer sabem os ganhos que as empresas podem ganhar com o patrocínio. “Nas faculdades de comunicação você não tem uma matéria que fala sobre patrocínio, o profissional sai dali sem ter o conhecimento e acaba deixando o patrocínio de lado por não conhecer o cenário.”

Na conversa ele ressalta a peculiaridade de estar em uma cidade com dois outros clubes gigantes e como é motivador ver resultados que sobressaiam.

O América é um clube que se destaca com ações de endomarketing, prática pouco comum até então nos clubes. “A primeira pessoa a vender a empresa é próprio colaborador e a gente aposta muito nisso “, destaca Erley.

Erley deixa uma dica para quem está entrando no mercado de marketing é “busque sempre o conhecimento!”

Veja a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

O América e o Marketing Digital

O America vem se destacando no cenário mineiro pelo posicionamento nas redes sociais e o “jeito” América de se comunicar com os torcedores nas redes.

https://www.instagram.com/america_mg/
Facebook: https://www.facebook.com/americamg
Youtube: https://www.youtube.com/americadecacampeao
Twitter: https://twitter.com/americamg

Vejam que em cada rede o clube desenvolveu um jeito de se comunicar com o seu torcedor. Realmente entendeu como cada rede social funciona e deve ser utilizada.

De acordo com a SocialBlase (https://socialblade.com/instagram/user/america_mg/legacy), o clube saiu de 29 mil seguidores no instagram no início de 2018 atingindo praticamente 80 mil seguidores dois anos depois.

Fernando Carvalho

Fernando Carvalho

Graduado pela Universidade de Brasília - UnB, pós-graduado em Administração de Empresas, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e atualmente cursa Especialiazação em Marketing Digital: Estratégias e Negócios, na PUC Minas. Fernando tem bastante experiência na Gestão de Projetos Digitais. Mora em Brasília e atua como COO (Diretor de Operações) da EduQC, startup brasileira de Educação e Inteligência Artificial.

Deixe um comentário