Livro sobre métodos para avaliar uso de tecnologias na educação é lançado pela Unesco

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o livro Experiências Avaliativas de Tecnologias Digitais na Educação. A publicação aborda iniciativas do Brasil, França, Chile, Uruguai e Argentina para medir o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) em projetos pedagógicos.

Esta publicação reúne artigos sobre as experiências apresentadas, e o texto procura realizar uma síntese – ciente de que toda síntese é restrita – sobre aspectos de atenção no curso de avaliações de projetos que almejam transformações educativas por meio de tecnologias digitais. O contorno dessas análises está circunscrito à relação de iniciativas digitais e escolas, escapando à dimensão complexa da coisa pública e das dinâmicas exigentes para a instalação de inovações em toda uma rede de educação, o que inclui os pontos aqui tratados, mas engloba outros que não couberam nos debates do painel.

O livro está estruturado em três categorias, relacionadas com a avaliação do uso de tecnologias digitais em escolas públicas:
a) sobre as condições de apropriação da tecnologia pela escola;
b) sobre os campos de resultados reconhecidos de ações digitais em unidades escolares e que orientam os focos avaliativos; e
c) sobre abordagens e métodos que definem procedimentos e operações da avaliação.

O livro está disponível para download diretamente no site da Unesco, acesse aqui a página para baixar:  Unesco – Download Livro

Foto: Lun Das 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *